28 de jan. de 2011

antes de ser ego.

antes de ser ego somos vida.
nosso ser passa por infinitas dificuldades;
para que em um ponto
essa coisa chamada ego
tome conta.
de repente o corpo que abriga o ego
é tomado e é chamado de meu corpo.
de repente as pessoas que estão ao redor
são chamadas de minhas.
e todo conhecimento adquirido
e crenças
também são chamados de meu.
e o ego passa por finitas dificuldades;
e se ofende, se esperneia e se conserva;
e a isso chamamos de sofrimento.

antes de ser ego
as coisas apenas eram.


quando vamos nos dar conta que
antes de ser ego somos mundo?

3 comentários:

  1. voce nao deveria perpertuar a idea que somos ego.
    essa eh minha opiniao.

    ResponderExcluir
  2. ''Uma tal concepção é chamada Idéia do Eu. O Budismo se situa, único, na história do pensamento humano ao negar a existência de uma tal Alma, de um Eu ou do Atma. Segundo os ensinamentos de Budha, a idéia do Eu é uma crença falsa e imaginária, que não corresponde a nada na realidade, e ela é a causa de pensamentos perigosos de "meu" e "minha", dos desejos egoístas e insaciáveis, de apego, da raiva, da maldade, dos conceitos de orgulho, do egoísmo e outras sujeiras, impurezas e problemas. Ela é a fonte de todos os problemas do mundo, desde os conflitos pessoais até a guerra entre as nações. Em resumo, podemos atribuir a esse ponto de vista falso todo o mal do mundo.''

    Anatta - A Doutrina do "não-eu"

    ResponderExcluir